O alinhamento espinhal de acordo com Dorn e Breuss é uma combinação sinergética de dois métodos. O alinhamento da coluna (Dorn) facilita a dissolução de bloqueios através da subtil acção de pequenos movimentos feitos pelo cliente, e pela massagem simultânea da vértebra. A massagem (Breuss) é uma massagem suave da coluna e dos músculos envolventes, que reduz a tensão física e emocional, e balança o sistema energético de todo o corpo.

Massagem às costas Breuss

breuss1A massagem Breuss (nome dado em honra ao naturopata austríaco Rudolf Breuss) é uma massagem das costas, que estica ligeiramente a coluna, e alivia o tecido muscular. O óleo de massagem contém tinturas benéfico que são absorvidas através da pele. O movimento da massagem de alongamento tem um efeito aliviante na vértebra, o que contribui para a sua regeneração.

Os músculos em ambos os lados da coluna são massajados gentilmente e ritmicamente, desde o fundo das costas até ao pescoço, aumentando a circulação sanguínea e aliviando a tensão. A massagem tem um efeito relaxante imediato, tanto a nível físico como emocional, o que ajuda o sistema a libertar bloqueios. No fim da massagem, as costas são cobertas com papel de seda, e as energias excedentes são libertadas.

 

breuss2breuss3 breuss4

 

 

 

 

 

 

 

Um breve período de descanso, ajuda o cliente a disfrutar da relaxação um pouco mais. Através da sensação de relaxamento profundo, a massagem de Breuss é ideal para um realinhamento da coluna. Mas é um método completo por si próprio, que pode ajudar especialmente pessoas extremamente sensíveis.

 

O método de Dorn

Foi Dieter Dorn, que desenvolveu este método, após ter sido curado de uma hérnia discal por um velho agricultor, que pôs a sua vértebra de volta ao lugar. Inicialmente, Dorn aplicou o seu novo conhecimento de uma forma amadora, mas observando ao longo de muitos anos todos o que procuravam a sua ajuda, ele adquiriu um conhecimento profundo acerca da ligação da coluna com o resto do corpo. De acordo com Dorn, um pélvis ligeiramente inclinado é a causa para um grande número de problemas. Igualmente, comprimento de pernas diferentes (na maioria dos casos, as pernas não têm um comprimento diferente, anatomicamente falando) indicam uma subluxação de uma ou ambas as articulações do quadril. Subluxação neste contexto, significa uma deslocação mínima da articulação, que pode não ser detectada através de raios-X. Tal deslocação pode ser provocada directamente após o nascimento, onde o recém-nascido é segurado de cabeça para baixo por uma perna (felizmente esta situação é algo do passado actualmente), mas também atráves de más-posturas no dia-a-dia. Dorn concluiu que a coluna tenta-se equilibrar nas articulações inclinadas, para manter a "estática" geral do corpo.

Isto, junto com posições sentadas por longos períodos, falta de exercício, stress, e um número de outros factores, leva a tensão muscular e a uma ligeira deslocação da vértebra. Dorn descobriu que os seus clientes sentiam-se mais saudáveis em outras zonas do corpo que não a coluna depois do seu tratamento, e concluiu que tem de haver uma ligação entre a condição interna dos órgãos e a coluna, como é conhecido na medicina tradicional chinesa e na quiroprática. O método de Dorn diz que o realinhamento deve ser acompanhado de exercícios que o cliente deve fazer regularmente em casa.

Observando que a posição do pélvis tem uma importância crucial, o tratamento começa por medir o comprimento das pernas e o alinhamento das articulações das ancas. Só depois disso é que o trabalho começa na coluna.

De seguida, a posição do sacro é verificada, e se necessário, corrigida. Com uma grande sensibilidade, e em constante comunicação com o cliente, o terapeuta verifica a posição de cada vértebra individualmente, desde a área lombar até ao pescoço. As vértebras desalinhadas são gentilmente postas novamente na posição correcta, enquanto o cliente faz um movimento de balanço com as pernas ou com as braços, dependendo da parte do corpo que está a ser trabalhada. Um pouco de óleo de massagem facilita o alinhamento, e ajuda a vértebra a regenerar. É imperativo, sempre, tratar toda a coluna, um alinhamento parcial não é possível.

 

 

 

 

 

 

 

 

A massagem de Dorn, é muito suave, mas é um método poderoso, sem qualquer risco de causar lesões. É recomendado dar ao corpo um par de dias de descanso, antes de qualquer actividade mais dura.

Uma sessão com ambos os métodos dura cerca de 1h30.

 

Preço: 25EUR (Se o preço for um problema, contacte-me, há sempre uma solução!)

 

Faço parte do programa de troca de habilidades

Central Portugal Skills Exchenge

 

 

 

 

 

(clique na imagem para mais informação)

 

Por favor, contacte-me para mais informação:

Andrea Braun-Radnedge

Email: mandalas@hotmail.co.uk

Phone: 916498877

 

 

 

 

 

Localização